quinta-feira, 30 de abril de 2020

Arrecadação de alimentos para famílias necessitadas [ O que é mais triste: morrer pela fome ou pela guerra biológica? ]


O pastor-presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira, cidade de Canto do Buriti, Piauí, senhor Enoque Nogueira, faz um apelo da parte do Senhor Deus, tendo em vista, arrecadar alimentos para repassar as famílias que estão passando por desafios, pois não é segredo registrar neste que, devido à terrível guerra biológica, na qual, o mundo vivencia, causada pela “peste invisível” conceituada “Coronavírus ou Covid-19”, as crianças, adolescentes, jovens e adultos foram fortemente instigados pelos membros da Organização Mundial da Saúde - OMS, pelo ex-ministro da saúde no Brasil, o médico Luiz Henrique Mandetta, pelos jornais de grande veiculação nacional, com destaque, o jornal “Jornal Nacional,” pelos governantes estaduais e municipais, pelas emissoras de TV e rádios locais: TV Centro Sul, Tribuna Cantoense FM 87,9MHz, Buriti FM 105,5MHz, Cidade FM 106,9MHz, e demais mídias, a ficarem em casa de quarentena até passar a tempestade apocalíptica, na qual, os sinais claramente revelam: “demora na produção da vacina eficaz, fortes dores emotivas e grandes perdas de entes queridos, infelizmente.”
Representantes de várias esferas, preocupados com um genocídio populacional por causa do Novo Coronavírus, expediram e publicaram vários Decretos, nos quais, exigem mudanças de comportamento em massa da população, assim como: sugestões, proibições e sanções. As sugestões logo se tornaram “obrigações” dizem respeito ao uso de máscaras e álcool gel nos estabelecimentos considerados essenciais (hospitais, farmácias, drogarias, lavanderias, padarias, mercados, supermercados, lojas de conveniência, lojas de produtos veterinários, lanchonetes, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, revendedora de gás, borracharias, autopeças, hotéis, transportes, segurança ou vigilância, serviços de coleta de lixo, agencias bancárias, casas lotéricas, etc; houve diversas recomendações por parte de médicos e infectologistas sobre a confecção, os materiais adequados, tipo de tecido, o tempo de uso, a lavagem e o possível descarte da máscara. O médico oncologista, cientista e escritor brasileiro Antônio Drauzio Varella, recomentou aos usuários de mascaras no curta-metragem da TV Globo, deixar após o uso de molho na água sanitária por no mínimo 30 minutos, depois, lavar com água e sabão, e por ultimo, colocar no varal; as proibições referem-se às aglomerações de pessoas em lugares públicos e privados, obrigando o distanciamento social de pelo menos 1,5 (um metro e meio); fechamento de estabelecimentos não essenciais, dos tipos: feira-livres, lojas, armarinhos, bares, clubes, escolas, universidades, instituto de educação, etc; as sanções são referentes ao descumprimento dos decretos.
Para tanto, o prefeito de Canto do Buriti, Piauí, Marcos Nunes Chaves, editou e publicou vários Decretos, com destaques: Decreto nº 10, de 31 de março de 2020, “Prorroga e determina na rede pública e privada, a suspensão das aulas, e demais medidas excepcionais para enfrentamento do coronavírus ou covid-19, e outras providências” o Decreto nº 12, de 21 de abril de 2020, “Dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e serviços públicos como medidas de enfrentamento à pandemia, provocada pelo novo coronavírus, e outras providências.” tais como: proibições de ingresso de clientes nos estabelecimentos essências que não estejam fazendo uso de mascaras; controlar o fluxo de atendimento aos clientes com objetivo de evitar aglomerações; reorganizar as escalas de trabalhos dos funcionários; adotar todas as medidas sanitárias para a prevenção do coronavírus dentro do estabelecimento disponibilizando Equipamento de Proteção Individual, assim como, água com sabão ou álcool gel aos funcionários. O artigo 4º do Decreto 12 prevê sanção para aqueles que descumprirem: “Em caso de descumprimento, os infratores, poderão sofrer multa de R$ 500,00 a 3.000,00 e nos casos de reincidências, cassação de alvará de funcionamento”; o Decreto nº 13, 23 de abril de 2020, "Torna obrigatório o uso de máscara para acesso e desempenho de atividades nos prédios públicos, estabelecimentos comerciais em geral e vias públicas no âmbito do município de Canto do Buriti, Piauí, e dá outras providências” o Decreto nº 14, de 23 de abril de 2020, “Adota medidas a serem cumpridas pelos estabelecimentos comerciais essenciais e não essenciais como condicionamento de sua reabertura e funcionamento em razão do Coronavírus e dá outras providencias.” o Decreto nº 15, de 23 de abril de 2020, “Dispõe sobre reabertura do Mercado Publico Central, e Açougue Municipal e as medidas de prevenção ao Coronavírus.”
Membros do Ministério Público do Piauí - MPPI solicitaram no dia 23 de abril de 2020 a anulação de 03 Decretos Municipais, que autorizam o funcionamento do comercio de atividades não essenciais, porém o prefeito Marcos Nunes Chaves, percebeu a necessidade de revogar apenas dois por meio do Decreto de nº 16/2020.
O Decreto nº 16, publicado no dia 28 de abril de 2020, “Dispõe sobre as revogações dos Decretos nº 12 e nº 14 e outras providencias” É preciso registrar para fins educacionais que no Decreto nº 16, no artigo 3º confirma a reabertura do Mercado Público Central e Açougues, com as restrições do Decreto nº 15; no artigo 2º confirma a necessidade de isolamento social e o uso de máscaras dentro do município de Canto do Buriti; no artigo 3º prorrogação por tempo indeterminado do fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais; nota-se claramente no Decreto de nº 15, a aceitação da feira-livre, dos pequenos e médios agricultores locais, com objetivo de comercializarem gêneros alimentícios, tipos: (arroz, feijão, milho-verde, batata, macaxeira, inhame, farinha, tapioca, cheiro-verde, tomate, pimentão, alho, azeite, rapadura, doce de leite, remédios naturais, frutas, picolé, etc), porém, nem todos terão a sorte de fazer parte, devido o espaço ter ficado curto, vez que os vendedores devem obedecer o distanciamento de dois metros cada banca.
Eu, Luis André Idalino da Silva (pesquisador e empreendedor de registros nas áreas humanas e sociais) com apoio de colaboradores, tivemos a modesta coragem de construir e manter arquivada esta triste memória de maneira imparcial para fins educacionais, sobre os fatos vivenciados no município de Canto do Buriti, Piauí, causado pelo novo coronavírus. Uma “peste invisível” que gerou medo, solidão, dor, angustia, ansiedade, desespero, impotência, desemprego, etc. Ela conduziu varias pessoas ao mundo dos mortos.  
Por conseguinte, a falta de autorização tendo em vista a reabertura de serviços não essenciais fez com que a economia de Canto do Buriti, Piauí, despencasse. Centenas de pessoas perderam empregos, tanto do setor privado quanto do público. Para tanto, com todo respeito aos queridos leitores, é preciso perguntar a nós mesmos: O que é mais triste: morrer pela fome ou pela guerra biológica? falha humana ou anjo da morte? Não seria interessante o poder público “Estado e Município” com a colaboração dos profissionais da saúde, entregar nas residências, máscaras e álcool gel, assim como, orientar aos munícipes a maneira certa de uso, lavagem, higienização? Já que nem todos receberam o coranavoucher ou auxilio emergencial de R$ 600,00 que contemplaria três parcelas de mesmo valor, e que a motivação dos governantes, estaria fixada no lema: “Fique em Casa” com o objetivo de não se contaminar, tampouco contaminar o outro, assim como superlotar os hospitais numa possível contaminação, não seria de suma importância à entrega de cestas básicas nos lares das pessoas que não tiveram a sorte de receber e que certamente passam necessidade por não estarem trabalhando? É preciso continuar questionamento para os governantes responderem: De que maneira as pessoas vão honrar seus compromissos junto aos credores nessa terrível crise? Como os empreendedores de atividades não essenciais vão pagar aluguel, água, luz, gás, remédio, impostos, sem ter dinheiro?
Por conseguinte, extremamente preocupado com essa fase horrenda que bate a porta de vários canto-buritienses, o pastor Enoque Nogueira, usa seus principais canais de comunicação, para pedir ajuda aos amigos e irmãos.  Ele disse: Meus queridos irmãos e amigos da palavra de Deus, a paz do Senhor Jesus! Que Deus venha contemplar as suas vidas nesta hora com uma bênção especial, e que esta bênção se estenda para glória de Deus aos seus familiares. Aqui é o pastor-presidente Enoque Nogueira, da Assembleia de Deus Ministério Madureira de Canto do Buriti, Piauí. O nosso campo alcança ai em torno de 09 cidades e para a glória do Senhor, nós vamos ai em torno de 20 congregações. Meus queridos, nesta hora, eu quero aqui fazer um apelo da parte de Deus, ao teu coração, e após assistirem a este vídeo, compartilhem com seus amigos, com seus familiares. Neste próximo domingo, dia 26 de abril das 14 às 16horas, nós iremos promover uma “Live Solidária” com o conjunto de adoração “Santuário” com cantores convidados, e o intuito desta “live” é nós arrecadarmos o máximo de alimentos não perecíveis ou algo mais que os irmãos e os amigos queiram doar para que estas doações, todas elas cheguem aos menos favorecidos, independente do credo religioso. Não importa se é da igreja A, B, C, e se também ainda não congrega em nenhum lugar. Nosso intuito aqui não é religião, mas sim cristandade, generosidade, fazermos a nossa parte nesses momentos tão difíceis da vida. Então, prepara ai a sua generosa contribuição, seus amigos arrecadem o maior número possível de alimentos, roupas, calçados, etc. e no intervalo das 14 às 16 horas, passe ali no templo da Assembleia de Deus Ministério Madureira, no bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Domingos Chaves, frente ao Comercial da Dona Graça, nós estaremos ali de portas abertas, vocês não precisam nem descer do carro, nem descer da moto, nós já vamos recolher os alimentos, as doações, armazená-las num local seguro para posteriormente formarmos Kits para entregarmos aos menos favorecidos. Quero aqui finalizando este apelo fazer a leitura de um texto sagrado que muito vai tocar o teu coração como tem tocado o meu, e quero que este texto né, sirva para este momento. Mateus, Capítulo 25, a partir do versículo 34 “Venham vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo, pois eu estava com fome e me deram comida, estava com cede e me deram água, era estrangeiro e me receberam na sua casa, estava sem roupa e me vestiram, estava doente e cuidaram de mim, estava na cadeia e foram me visitar” Então, os bons perguntarão: “Senhor quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o Senhor como estrangeiro e recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o Senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?” Ai o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quando vocês fizeram isto aos meus mais humildes irmãos, foi a mim que o fizeram.” Então, meus queridos, sejam tocados por Deus nesta hora, não se esqueça, já prepare ai os vossos kits para doação e compareça ali no templo da Assembleia de Deus Ministério de Madureira e entregue ali a sua doação e nós iremos ajudar os nossos irmãos, nossos amigos menos favorecidos, independentemente da sua escolha religiosa em nome de Jesus, somente Deus para dar a recompensa a todos, em o nome de Jesus o Senhor amém!  

Um comentário:

  1. Esplêndido sua matéria amor, parabéns pelo desempenho e dedicação,como sempre fazendo um ótimo trabalho...

    ResponderExcluir