Introdução:
No primeiro semestre do ano 2016, em obediência ao componente curricular
obrigatório, Estágio Supervisionado IV em Filosofia, pela Universidade Federal
do Piauí – UFPI, polo, Universidade Aberta do Piauí – UAPI, Universidade Aberta
do Brasil – UAB, tendo como consórcios: Universidade Estadual do Piauí – UESPI,
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI e Escola
Técnica Aberta do Piauí – ETAPI, fomos orientados pela
professora, Maria Gomes Fernandes, pelas tutoras: Joanilde Ribeiro de Santana
(a distancia) e Bianca da Silva Gomes (presencial), para o trabalho de campo,
numa ideia de estágio como pesquisa, buscando a superação da fragmentação entre
a parte teórica e prática, fundamentado no contexto de Pimenta e Lima (2004; p.
34). Para tanto, nessa visão, as
autoras, afirmam “[...] no estágio supervisionado dos cursos de formação de
educadores, compete possibilitar que os futuros professores entendam a
complexidade das questões práticas das instituições e das ações aí praticadas
por seus profissionais como alternativa na preparação para sua inserção
profissional” (p.43).
Assim
sendo, essa fase do estágio supervisionado na disciplina de filosofia, teve
como objetivo, a inclusão do professor regente na escola, na função de
estagiário, almejando entender o seu funcionamento e coletando informações e,
principalmente, a observação de aulas na disciplina já citada em turmas do 1º,
2º e 3º ano do ensino médio. Muito embora seja um registro parcial, de apenas
um ambiente educativo da rede pública estadual, essa pesquisa fez com que
possamos gerar um indicativo dos rumos recentes que tem tomado a educação,
principalmente na disciplina de filosofia, em nossas escolas atuais. Entre
outros, fizemos análises sobre a estrutura da escola, seus recursos didáticos e
meios disponibilizados para a realização do ensino e a situação (formação,
situação funcional, etc.) do profissional da educação responsável pela
disciplina, enfim.
Ressalta-se
que tivemos acesso aos documentos da unidade, disponibilizados pela diretora e
outras funcionárias, todavia coletamos informações sobre o número de turmas,
alunos, relação de funcionários e professores e suas respectivas situações. No
entanto, coletamos também informações, como diálogo nos corredores das salas de
aulas da escola, diálogos relativos e extraoficiais com alunos e
funcionários.
No
que diz respeito à observação em sala de aula, verificamos os seguintes
aspectos: conteúdos aplicados, metodologia que foi utilizada, recursos
didáticos, forma de avaliação, relação entre professor e alunos, enfim.
O
Estágio Curricular Supervisionado IV aconteceu no prédio da Unidade Escolar
Beija Valente - UEBV, localizado a rua Mem de Sá, nº 208, centro, CEP:
64.890-000, cidade, Canto do Buriti, estado do Piauí, tendo início, em 11 de
abril e final, dia 04 de junho de 2016 visando cumprimento da carga horária,
etc. Porém, o Estágio Curricular Supervisionado, foi de grande importância para
a formação acadêmica e profissional dos professores regentes, tendo em vista
que a partir dele colocamos todo o conhecimento adquirido ao longo do curso em
prática, podendo colaborar de forma única com a organização no qual está sendo
o estágio. Assim sendo, no relatório de estágio supervisionado como requisito
obrigatório será apresentado à organização, objeto de estudo, coleta de dados,
pontos positivos e negativos da escola supracitada. Com isso, apresentamos quantidade de salas,
alunos, professores, equipamentos, metodologias, enfim.
Contudo,
o Estágio Curricular Supervisionado IV, Licenciatura Plena em Filosofia pela
Universidade Federal do Piauí – UFPI, fase “Regência” teve início no primeiro
semestre de 2016. Todavia, recebemos orientações para produção do nosso
trabalho em sala de aula, numa perspectiva de estágio regencial como pesquisa,
buscando a superação da fragmentação entre teoria e prática. Faz-se necessário
frisar que as informações obtidas através do trabalho de campo, foram coletadas
num período aproximado de oito semanas, onde utilizamos a observação do espaço
físico da unidade e do seu funcionamento, seguindo um roteiro antecipadamente
estabelecido pela orientadora do estágio curricular supervisionado.
Desenvolvimento:
O
Estágio Curricular Supervisionado IV, foi uma das maneiras mais eficientes de
propiciar ao “professor regente” a complementação profissional, seja no ensino
fundamental ou médio, todavia coloca em conexão harmônica com a realidade da
escola. Então, não podemos nos esquecer de que existe o aspecto humano-social
que é moldado em face do consequente contato com problemas sociais e culturais
que se apresenta no ambiente de trabalho, trabalho esse, no âmbito
escolar.
No
que diz respeito ao aspecto da legalidade, a disciplina “Estágio Curricular
Supervisionado IV” foi ofertada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, modalidade
semipresencial, polo Universidade Aberta do Brasil – UAB, Universidade Aberta
do Piauí – UAPI, 8º módulo, num total de 120 horas/aulas e representa a
complementação curricular obrigatória trabalhadas para que o licenciando receba
no final do seu percurso, o diploma. Ressaltamos que tem como objetivo de
acordo com a norma, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, as
séries finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e (1º, 2º e 3º ano) ensino
médio. De certa maneira, parecido com o estágio III, onde o professor teve como
ferramenta de análises as propostas nacionais, estaduais e municipais para a
educação voltadas para essas séries. Nessa jornada, o estagiário (professor
regente), terá que discutir o relacionamento “teórico e prático” na sala de
aula. Contudo, nessa trajetória faz-se necessário acompanhar do cotidiano
escolar e do ensino de licenciatura em filosofia na escola.
Faz-se
necessário ressaltar neste, que a primeira aula de Estágio Curricular
Supervisionado IV, “Regência”, do curso Licenciatura Plena em Filosofia,
aconteceu numa quarta-feira, dia 13 de abril de 2016, na Unidade Escolar Beija
Valente, localizada a rua Mem de Sá, nº 208, cidade, Canto do Buriti, estado do
Piauí, onde foi passado pelo professor, Everaldo Alves de Queiroz, todos
conteúdos que iríamos trabalhar durante o período, bem como nos foi apresentado
o plano de curso e discutidos como seriam feitas as aulas, avaliações, os
documentos necessários, os esclarecimentos sobre o trabalho com documentos
oficiais da educação e a organização dos grupos para mesa redonda, para o filme
e sobre o relatório. Tratou-se ainda nesse primeiro momento, os objetivos da
disciplina bem como, a carga horária referente à teoria e prática a serem
cumpridas.
As
atividades que foram desenvolvidas durante o “Estágio Curricular Supervisionado
IV” estão em harmonia com o estágio III, ou seja, elas estão confirmando um elo
do anterior: O levantamento histórico e dos dados gerais da Unidade Escolar
Beija Valente - UEBV; a observação da estrutura física e das condições da
escola e da sala de aula; levantamento dos recursos didáticos; análise do
planejamento, conteúdo e metodologia utilizada pela instituição; a análise do
livro didático adotado pela escola; a observação e regência das aulas de
filosofia; preparação do plano de aula e das aulas; execução das aulas
planejadas, etc.
Nesse
momento, semelhante à orientação do estágio anterior (III), o estágio na fase
“Regência”, ficou sob a responsabilidade do professor, Everaldo Alves de
Queiroz, a proposta de avaliação do rendimento do aluno estagiário.
O
objetivo principal do estágio (regência) para o discente foi o de promover a
sua integração ao mundo do trabalho e a sua futura profissão. Um outro foi o de
propiciar ao estagiário uma checagem de sua escolha profissional, uma visão que
pode ser feita em contato direto com as atividades permanentes a profissão
escolhida. Nessa ótica, o estágio bem feito, que propicie ao jovem executar
tarefas que desenvolvam condições para que ele possa atuar na função que virá
executar, é fator decisivo para o aprimoramento do profissional do futuro. Com
isso, a união das escolas para a formação de bons profissionais passa também
por orientação adequada, contribuindo diretamente com o discente e a sociedade.
Assim, ao iniciar uma licenciatura na área de filosofia ou em outras, muitas
vezes nos deparamos com nosso maior inimigo a “insegurança” e o receio de não
conseguirmos desenvolver um trabalho com qualidade em sala de aula.
Não
podemos deixar de ressaltar que, existem alguns estagiários novos quem tem medo
de não conseguir dominar a classe que está como professor regente, enquanto que
outros se preocupam em não saber todo o conteúdo que julgam necessário; uns
questionam-se sobre os métodos que adotarão, e outros, ainda anseiam por
ministrar aulas. Existem ainda alguns que não desejam lecionar. Para tanto, com
o passar do tempo, os professores licenciandos, passam por transformações
desses sentimentos e começam a notar-se enquanto professores. Com isso,
mudanças essas iniciam possivelmente a partir das conversas com os outros
professores regentes, através das leituras e discussões em sala de aula, sob a
orientação de um professor, ou dos relatos dos colegas que já lecionem talvez.
Todavia, nesses momentos de diálogos, os licenciandos expõem suas ideias e
trazem o cotidiano das escolas para as universidades, prevalecendo o ponto de
vista que cada um tem da realidade da escola e consequentemente da
educação.
É
necessário afirmar que, o interessante do processo de formação do professor é
contínuo, ou seja, começa antes mesmo do curso de graduação ou licenciatura,
nas interações com os atores que fizeram e ainda fazem parte de sua formação.
Nesse processo, sofre influencia dos acontecimentos históricos, políticos e
culturais, possibilitando novos modos de pensar e diferentes maneiras de agir
perante a realidade que o professor está inserido. São momentos de conversas e
tornam-se mais a partir do momento que iniciam o estágio regencial. No agora,
os alunos estagiários levarão para as salas de aula, os acontecimentos mais
teóricos adquiridos na universidade e os pontos de vista dos autores; passarão
a confrontar teoria e realidade e ao retornarem a universidade, socializarão as
experiências; farão críticas ao sistema e manifestarão possíveis soluções. O
contexto escolar faz parte integrante dos conhecimentos dos professores e
inclui entre outros, conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos
e de competência de gestão de sala de aula.
O
Estágio Curricular Supervisionado IV, “Regência” deverá ser de muito valia,
pois nota-se que será um grande contribuidor na formação do professor, caracterizando-se
como objeto de estudo e reflexão. Assim sendo, no estagio, o futuro professor
passa a enxergar a educação com outra visão, procurando entender a realidade da
escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a
compõem. Com isso, faz uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula e
comunidade), procurando meios para intervir positivamente.
Contudo,
no dia 13 de abril de 2016, por volta das 19h15min às 20h15 e 21h40min às
22h25min, estudantes do curso de Licenciatura em Filosofia, Universidade
Federal do Piauí – UFPI, polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, cidade de
Canto do Buriti – Piauí, rua Rio Grande do Norte, s/n – centro, telefone (89)
3531-2427, estagiário da disciplina “Estagio Curricular Supervisionado IV” na
Unidade Escolar Beija Valente, período, noturno, localizada a rua Mem de Sá,
208 desta cidade iniciou-se o estágio, etc.
No
princípio, precisamente, uma quarta-feira, dia 13 de abril de 2016, eu, Luis
André Idalino da Silva, Claudeon Mendes de Sousa, fizemos visitas na unidade
supracitada e falamos com a diretora, Célia Barbosa Sobreira Amorim dos Santos
(entregamos ofício de nº 04/2016), secretária e professores, em especial, o que
leciona a disciplina de filosofia, Everaldo Alves Queiroz, onde o mesmo nos
apresentou as salas que iríamos estagiar 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Neste momento, registramos as salas que
possuíam alunos, com fotos. Assim, notamos que existem 06 (seis) salas que possuem
professores que lecionam, porém, eles não são formados na área, mas em outras,
tais como: sociologia, pedagogia, geografia, ensino religioso, matemática,
educação física, enfim.
Optemos
realizar o estágio de “regência” nesta unidade, já citada acima, no período
noturno, por vários motivos: identificação com o ambiente, com os professores,
funcionários e alunos e ainda, falta de tempo devido o trabalho diurno. Logo
solicitamos provimento por meio de ofício, já citado, que por sorte, foi aceito
com sucesso. Nesse dia coletamos alguns dados para produção do relatório final
IV. Pedimos permissão à diretora (Célia Barbosa Sobreira Amorim dos Santos) e a
secretária para ver as dependências novamente do órgão, onde percebemos que no
interior da escola, existem 06 (seis) salas de aulas e que as mesmas funcionam
em 03 (três) períodos (manhã, tarde e noite) com discentes e docentes; 01 (uma)
sala do professor; 01 (uma) sala de informática; 01 (uma) sala de vídeo; 01
(uma) biblioteca; 01 cantina; 01 (uma) quadra de esportes; 03 (três) banheiros
acessíveis sendo 01 (um) dos professores e 02 dos alunos, divididos em gêneros,
ou seja, masculino e feminino (sendo que um boxe foi projetado para
cadeirante). No entanto, faz-se
necessário registrar que a unidade supracitada, conta com um pátio amplo e bem
arejado capaz de comportar mais 400 alunos no recreio; no pátio há mesas,
cadeiras, bebedouros; dispõem ainda: 01 (uma) TV, 01 (um) aparelho de DVD, 01
(um) Data Show, 01 (uma) geladeira, 01 (um) fogão, etc.
No
segundo momento, fizemos parte das salas (1º e 2º ano), do ensino médio, onde
observamos os ensinamentos do professor, Everaldo Alves Queiroz, por uma semana
e na semana seguinte, ministramos as aulas nas mesmas salas. Quanto ao
desenvolvimento dos alunos com base no aprendizado, achamos interessantes, pois
os mesmos interagiam sempre e ficamos surpresos com tamanha inteligência. Os
alunos fizeram várias perguntas a respeito das unidades apresentadas: Unidade
I, Filosofia – O que é isso? Questionaram a respeito do filme “Uma odisseia no
espaço” Questionaram sobre o filme “Troia” (paginas: 10, 11 e 17); Unidade II,
Filosofia e outras formas de pensar; página 22 (Filme: Os agentes do destino) -
O destino é feito por Deus? Quem controla o destino, já que existe o livre
arbítrio? Deus é tão bom, mas porque ele permite o sofrimento de um inocente?
Quando morremos, vamos para o céu? Será que existe um julgamento justo? Unidade II, página 23 (Édipo Rei) - As
profecias sobre Edipo Rei de matar o pai e casar com a mãe são reais ou
imaginárias? Será que é possível um filho casar com a mão sem saber? Depois,
foi questionado nos contextos dos filmes, que em alguns momentos tratavam sobre
o amor, sabedoria, fé, religiosidade, razão, emoção, conceito de verdade,
enfim.
Não
seria certo deixar de mencionar o apoio da diretora e secretária da escola,
pois receberam-nos de braços abertos e as mesmas transferiram todos os horários
disponíveis e materiais apropriados. Deram orientações como funcionava a
política metodológica, seus recursos materiais e as formas de desenvolvimentos,
de aplicação de exames, testes, salas, ambientes programas, enfim. Falaram que grande parte dos estudantes é
residente da zona rural, mas que estão sempre vindos de ônibus, pois os estado
garante transporte escolar para todos, sejam rurais ou urbanos. Citaram os adolescentes que possuem problemas
de audição, visão, tato, problemas colunáres, dentre outras.
Não
podemos deixar de frisar de uma maneira mais abrangente que tivemos muitos
pontos positivos e negativos, tais como: a compreensão das turmas 1º e 2º ano
do ensino médio, em questionar, se envolver, trocar experiências, ter atitude
da autocrítica, ou seja, não concordar e dar sua opinião a respeito de temas
que dizem respeito a seus dogmas religiosos; eles perguntavam temas dos tipos:
“Será que somos autores dos nossos caminhos ou é Deus? ou nossos caminhos são
produzidos por nós mesmos?” “Por que as pessoas preferem viver a mentira ao
invés da verdade?” “Por que existem tantas religiões no mundo?” “Quando
morremos, vamos pro céu ou inferno?” “Sabendo que na oração, pai nosso que
estás nos céus, quantos céus existem?”
Diante
de tantos questionamentos feitos pelos alunos do nível médio, ficou um pouco
difícil de respondermos, mas passamos a assistir alguns filmes, que fazem parte
da metodologia educacional e notamos que algumas respostas estão neles e assim,
nos deu uma luz. Os filmes que pesquisamos para responder com segurança aos
questionamentos dos alunos foram: Os agentes do destino, Edito Rei, Ágora –
Hipátia, Sócrates, Descartes, Platão e Aristóteles, dentre outros. Outros
matérias que nos deu uma visão sobre os assuntos foram livros e revistas
disponíveis.
Conclusão:
A
disciplina “Estágio Curricular Supervisionado IV”, ofertada pela Universidade
Federal do Piauí – UFPI, 8º módulo do curso de Licenciatura Plena em Filosofia,
modalidade, Educação a Distancia – EaD, polo universitário, Universidade Aberta
do Piauí – UAPI, Universidade Aberta do Brasil – UAB, cidade de Canto do
Buriti, estado do Piauí, tendo como tutora a presencial, Bianca da Silva Gomes;
tutora a distancia, Joanilde Ribeiro de Santana, enfim. Para tanto, o Estágio
Curricular Supervisionado IV, foi um momento em que aprendemos não só na parte
que cabe a teoria, mas a prática, pois foi o momento mais desejado, ou seja, a
fazer da regência nas turmas 1º e 2º ano do ensino médio.
Ponto (s) positivo (s)
Não
poderia deixar de ressaltar a respeito da crença na fase do Estagio Curricular
Supervisionado, pois foi a mais proveitosa possível, onde através da interação
com os estudantes, fez com que refletíssemos seus questionamentos como um todo
e não em parte como vinha acontecendo até então. Porém, as atividades que foram desenvolvidas
no interior da sala de aula, foram bastante construtivas em relação à temática
da educação, pois tanto os filmes assistidos quantos os livros propostos pelo
professor (Filosofia – Experiência do Pensamento – PNLD 2015, 2016 e 2017 FNDE
– Editora Scipinone, e outros), deram uma visão clara do que é a docência e a
importância de uma boa educação, mesmo com todas as dificuldades que surgirem
no caminho. Outro momento positivo foi o projeto de ensino proposto pelo
professor, pois fez com que nós alunos conseguíssemos trabalhar com assuntos
que estavam diretamente ligados a educação e ensino.
Ponto (s) negativo (s)
Quanto
ao ponto negativo do Estágio Curricular Supervisionado, está no fato de não
existir professores formados na área de filosofia na unidade que estagiamos e
isso, fez com que o aluno não se sentisse seguro com a disciplina; acreditamos
que o Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade indispensável na
construção da identidade profissional dos professores regentes uma vez que o
mesmo enquanto sujeito da própria formação, constrói seus saberes, ancorados na
superação da fragmentação do conhecimento, favorecendo a visão e o trabalho
compartilhado no contexto educacional.
Não
obstante, nos cursos de Licenciaturas, o estágio supervisionado é um momento
especial para o aprendiz, pois o estágio é uma atividade que traz inúmeros
benefícios para a aprendizagem e assim, gerando a melhoria do ensino e
principalmente para o estagiário.
O
estágio pelo qual o aluno de licenciatura passa, é um período de estudos
teórico e práticos para aprendizagem e experiência e envolve, ainda,
supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso. Assim, durante todo o período, o estagiário
regente, tem grande oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos
teóricos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica articulando-os com os
saberes construídos a partir da experiência prática do estágio.
Com
a prática que tivemos através do Estágio Curricular Supervisionado IV de
licenciatura, o aluno (estagiário) aprende a resolver problemas e achar
soluções, e passa a compreender a grande importância que tem o educador na
formação pessoal e profissional de seus alunos.
Referencias Bibliográficas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação:
apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação documentação:
numeração progressiva das ações de um documento escrito. Rio de Janeiro,
2003. 3 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação documentação: sumario:
apresentação. Rio de Janeiro 2003, 2 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos: apresentação: Rio de
Janeiro 2003, 2 p
MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica.”Conhecimentos de Filosofia”. IN: Orientações Curriculares Para o Ensino
Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. p. 15-40.
MANUAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE
LICENCIATURA EM FILOSOFIA DO CCTP – CAMPUS TOLEDO. (*)
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro
Lucena. “Estágio: diferentes concepções”. IN: Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33-57. (Coleção Docência em Formação; Série Saberes
Pedagógicos).
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