O prédio
da Unidade Escolar Beija Valente,
localizado a rua Mem de Sá, 208, centro, CEP: 64.890-000, Canto do Buriti,
estado do Piauí, está compreendido em um terreno medindo 50x65metros,
(cinqüenta metros de frente por sessenta e cinco metros de fundos), ou seja,
3.250m. Para tanto, sua fundação aconteceu no dia 02 de fevereiro de 1994,
através do Decreto nº 9.107, tendo como mantenedora o governo do estado do
Piauí. Contudo, foi construído em convenio com o governo do Estado/MEC e FNDE,
e inaugurada em março de 1994, pelo governador Freitas Neto, teve como
secretário de educação e cultura, Atila Lira; secretário de obras, Eloi Portela
e apoio da ex-prefeita, Maria de Lourdes Pessa Valente de Figueiredo.
No
entanto, recebeu o conceito de Unidade
Escolar Beija Valente, em homenagem ao antigo proprietário do imóvel,
senhor, Benjamim Valente de Figueiredo, que cedeu o terreno a prefeitura e esta
por sua vez, doou ao estado, onde através da escritura publica de doação
lavrada aos 10 de maio de 1993, no Cartório do 1º Ofício desta cidade com a
finalidade de ser construída um estabelecimento de ensino médio.
No
período de agosto de 2011 a
junho de 2012, o prédio escolar “Beija Valente” passou por uma reforma em toda
a sua estrutura física, onde houve sua ampliação em convenio com o governo
federal e estadual, na gestão da presidenta da Republica, Dilma Vana Rousseff e
do ministro de estado da educação Aloizio Mercadante. Para tanto, a inauguração
ocorreu em junho de 2012 onde contou a presença do governo do estado do Piauí,
Wilson Nunes Martins, do vice-governador, Antonio José Moraes Souza Filho e do
secretário do estado da educação e cultura, Atila Freitas Lira.
A
Unidade Escolar Beija Valente,
oferta ensino médio regular, etapa final da educação básica, com duração mínima
de 03 (três) anos e está estruturada da seguinte forma: Nível de Modalidade –
Ensino Médio Regular – Localização: Zona Urbana – Garantia de vagas: A escola
possui 06 (seis) salas de aula, com capacidade para atender 45 (quarenta e
cinco) alunos em cada sala, garantindo aos alunos do ensino médio um total de
675 vagas, distribuídas nos turnos: matutinos, vespertinos e noturno,
perfazendo um total de 14 turmas, entretanto a escola tem atualmente 373 alunos
, sendo 05 (cinco) turmas pela manhã, 06 (seis) turmas a tarde e ainda 03
(três) turmas a noite.
Existe
uma sala de aula onde funciona o Programa “Mais Saber”, com os cursos técnicos
em: Serviços Públicos, no turno da manhã, e o Técnico em Desenvolvimento
Infantil – TEDI à noite, como também o preparatório ENEM/03ª série à tarde e
nos finais de semanas.
A carga horária do ensino médio regular diurno é de 06 (seis) horas/aulas diárias
em 05 (cinco) dias letivos, sendo 30 (trinta) horas semanais e 40 (quarenta)
semanas anuais, perfazendo 200 dias letivos cada ano, com uma carga horária
total de 3600horas. Já a carga horária
noturna é de 05 (cinco) horas/aulas em 05 (cinco) dias letivos, com 25 horas
semanais e 40 (quarenta) semanas anuais, perfazendo um total de 200 dias
letivos cada ano e carga horária total de 3000 horas.
A
escola não possui IDEB, pois o ensino médio só é avaliado por amostragem e
nesta escola nunca passou pela Prova Brasil (Avaliação de Rendimento Escolar),
entretanto um dos critérios adotados para avaliar os alunos é o ENEM, onde em
2014 ficou em 1º lugar na 12ª GRE de São João do Piauí.
As
Diretrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino, definem a organização do
trabalho pedagógico no ensino médio por áreas do conhecimento, desdobrado em
disciplinas, a saber: Linguagem – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês
e Espanhol), Educação Física e Arte; Matemática – Ciências da Natureza:
Biologia, Física e Química; Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia,
Sociologia e Ensino Religioso.
A
forma de organização Pedagógica Curricular apresenta-se por áreas do
conhecimento, ora descritas, sendo estas integradas e articuladas as demais
áreas, permitindo o entrelaçamento das diversas disciplinas e saberes básicos
ao processo de ensino aprendizagem.
A
Unidade Escolar Beija Valente, se
encontra bem estruturada, pois passou por uma reforma e ampliação em 2011/2012,
onde foi adaptada para atendimento aos portadores de necessidades especiais; as
instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias foram renovadas, todas as salas
foram forradas, as paredes rebocadas, retocadas e pintadas; as salas de aulas
bem como o laboratório de informática foram colocadas azulejos na altura de um
metro; a escola possui 06 (seis) salas de aula, uma biblioteca, um laboratório
de informática, um laboratório de ciências, cinco banheiros, sendo dois com
acessibilidade, uma cantina, um almoxarifado, uma diretoria, uma secretaria,
uma sala do professor, um pátio coberto, uma quadra de esportes coberta
contendo vários vestiários com banheiros, também com acessibilidade, uma
cantina e dois depósitos.
Todas
as salas de aulas foram instaladas ventiladores no teto, receberam quadros e
carteiras novas; a escola recebeu também mesas e cadeiras para refeitório, as
quais foram instaladas no pátio da escola, instantes e acervos bibliográficos
para a Biblioteca e o Laboratório de Ciências recebeu todos os equipamentos
necessários ao seu funcionamento.
A
gestão da Unidade Escolar Beija Valente, desde o ano de 2004, é feita através
de eleição direta, sendo o processo de escolha dos diretores de forma
democrática, onde pais, alunos, professores, vigias, zeladoras, secretários,
bibliotecários, e demais pessoas da comunidade são convidadas a eleger o seu
representante por um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reeleito por igual
período. Quanto aos coordenadores pedagógicos, são indicados ou escolhidos
através de um teste seletivo por um mandato de 02 (dois) anos.
Reuniões
As
instancias existentes na escola são: O Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil,
embora neste ano (2015) o Grêmio ficou sem motivação para se reunirem. A
periodicidade de reuniões do Conselho Escolar é de dois em dois meses ou sempre
que necessário.
A
Unidade Escolar Beija Valente, está inserida em uma comunidade onde a maioria
das famílias é financeiramente carente ou assalariada e muitos recebem
benefícios do governo federal como forma de melhorar sua renda. Existe certa
quantidade de famílias que vivem da lavoura e do comercio. A cidade possui
algumas riquezas culturais tais como: Encontro de Folguedos, Festejos da
Madroeira Senhora Santana e Santo Expedito. Existe também em nossa cidade,
grupos comunitários que desenvolvem trabalhos sociais beneficiando assim todas
as faixa-etárias, como: Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Casa da
Leitura, Clubes para diversão da população; possui duas paróquias, nove
comunidades paroquiais, e em todas elas existem pequenas igrejas como também em
todos os bairros, e no centro existem várias igrejas evangélicas; a população
tem como meio de comunicação e entretenimento, a internet, celulares, rádios, TVs,
etc.
Ensino de Filosofia
A
proposta para o ensino de filosofia, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, destaca em seu Art. 36, Parágrafo 1º “O domínio de
conhecimento de filosofia e da sociologia necessários ao exercício da cidadania
(inciso III)”. O Art. 35 da referida lei, anuncia a presença da filosofia
quando dispõe sobre a finalidade do ensino médio, visando: “O aprimoramento do
educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico”. A tarefa da filosofia é
introduzir a reflexão críticas na formação dos educandos, proporcionando um
treinamento intelectual e cultural que lhes permita tomada de posições
autônomas e críticas em relação ao próprio conteúdo de cultura ao sentido
fundamental do que está em jogo nas experiências históricas e na qual se
encontra inseridos e da qual são também responsável pela sua produção. Nesse
contexto, a avaliação deve ser usada como apoio de múltiplos instrumentos de
coleta de informações, buscando a característica do plano de ensino, ou seja,
dos objetivos que esta sendo almejados junto aos educandos.
Avaliações
Ao
longo do ano letivo o nível de desempenho verificado deverá ser registrado
mensalmente pelo professor na ficha de acompanhamento e rendimento escolar do
aluno, bem como nos diários de classe. O registro das avaliações deverá ser
mensal, expresso em notas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. O aluno
deverá obter em cada avaliação a nota mínima de 06 (seis) pontos para efeito de
registro serão consideradas 08 (oito) notas no decorrer do ano letivo,
distribuídos em 04 (quatro) bimestres. As notas de 1ª a 2ª avaliação de cada
bimestre serão tomadas e divididas por 02 (dois) que deverá ser registrado na
ficha de acompanhamento. Atualmente depois da recuperação obrigatória se o
aluno não atingir o mínimo necessário para aprovação, o aluno deverá passar por
um provão naquela disciplina em que não recuperou.
O
Projeto Político Pedagógico – PPP da
escola foi elaborado por toda comunidade escolar e neste ano de 2015, já ouve
alteração onde o mesmo se encontra na 12ª GRE para correção necessária e
posteriormente ser aprovado.
Fonte:
UEBV
Parabéns, muito bem escrito e cheio de detalhes, assim ajuda a enriquecer a história de Canto do Buriti.
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