sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Oficial do Evangélico em Canto do Buriti – PI

Os munícipes evangélicos da cidade de Canto do Buriti, Piauí, comemoraram no décimo oitavo dia do décimo primeiro mês, ano de dois mil e dezessete, por volta das dezoito horas, trinta minutos e alguns segundos, o quinto dia oficial do evangélico. Festa que contou com a presença do pesquisador, escritor e historiador Luis André Idalino da Silva (formado em filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI); auxílio do pesquisador e revisor Esivaldo Idalino da Silva (formado em pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI); suporte da revisora de textos, sons e imagens, Viviane Maria da Silva (estudante da Unidade Escolar Beija Valente); apoio da Associação de Pastores locais, dentre eles, podemos citar: membros da Igreja Evangélica Pentecostal Encontro com Deus, com destaques, pastores: Manoel Adegland Ferreira Leal, Adiucelia Barros da Silva Leal, Francinaldo Vieira, Maria Lúcia; presbíteros: Diógenes Coelho da Silveira, Wilame Costa dos Santos; colaboradores: Genieide Leite (cantora), Valdete Basílio (auxiliar) e Fábio Rodrigues (cantor); Igreja do Evangelho Quadrangular, pastores: Denerval Vilanova Amorim, Vanda Mendes; presbítero: Joaquim Alves; Igreja Cristã Evangélica Renovada, pastor: Francisco dos Santos; Igreja Pentecostal Jesus é a nossa força, pastores: Arley Matos de Miranda, Tânia Maria da Silva Miranda; cantor Josué; Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Emanuel (SP), pastor: Jeremias Miranda; 1ª Igreja Batista, pastor: Dário de Sousa Brito; vice - moderador: Amauri Gonçalves; Igreja Evangélica Pentecostal Presbiteriana, pastor: Josildo; Igreja Mundial do Poder de Deus; entre outras.
A festa do Dia Oficial do Evangélico em Canto do Buriti, Piauí, deu-se início por volta das dezoito horas e trinta minutos, tendo como ponto de partida, frente ao Posto de Combustíveis e Pousada São José (José Wilson e Elieide Miranda) ao lado da Liquigás (Joenne Marlla), onde caravanas de evangélicos e simpatizantes se reuniram para compor a “Marcha para Jesus Cristo”; posteriormente todos saíram nas principais ruas e avenidas da cidade, cantando, louvando e engrandecendo o santo nome daquele que realmente é digno de louvor. No entanto, é preciso que possamos relembrar de alguns detalhes inteligíveis para aos poucos construirmos com respeito, inteligência e amor um patrimônio relativamente sólido visando valorizar a figura de cada personagem no interior desta simples obra. Assim, vamos tentar construir de forma moderada, mas é necessário alertar ao amado leitor que, se ousarmos discorrer textos fora dos padrões lógicos, inverídicos e informais, ou, se o leitor não conseguir acompanhar a interpretação de tal raciocínio, pedimos gentilmente que grite, pois estamos aqui para socorrê-lo.  
A belíssima festa do Dia Oficial do Evangélico na cidade de Canto do Buriti foi organizada pela Associação de Pastores locais (presidente: Francinaldo Vieira), porém teve a contribuição voluntária de algumas entidades não governamentais, tais como, o Estúdio Audiovisual Gota Mágica e o portal Informativo de Canto do Buriti – PI (2ª edição). Para tanto, as entidades públicas e privadas que patrocinaram valores não serão citadas nesta matéria por se tratar de projeto sem fins lucrativos.   
Os evangélicos foram conduzidos do Posto de Combustíveis São José até a Praça Maninho Barreto (grande Y) pelo pastor, Francisco dos Santos, da Igreja Cristã Evangélica Renovada, que esteve a maior parte do tempo com o microfone em mãos. Nesse interválo, estiveram prestando suporte, os agentes de transito José Ribamar Rodrigues da Silva e Roberto Barbosa de Sousa. Nota-se claramente nas imagens registradas e publicadas no canal Youtube que os irmãos, cantaram, dançaram, pularam, gritaram, assoviaram de alegria, pois estavam ungidos pela harmonia. No fim desse trajeto, a palavra foi transferida para o presbítero Diógenes Coelho da Silveira, da Igreja Pentecostal Encontro com Deus, que de posse do seu direito de voz, prestou gratidão ao Senhor Deus pela marcha maravilhosa realizada pelas caravanas de evangélicos e simpatizantes, contudo, recebeu suporte dos membros da Associação de Pastores locais; agradeceu aos irmãos e irmãs, aos visitantes que vieram para adorar e exaltar o santo nome do Pai Celestial. Afirmou que o tema deste trabalho chama-se: “Quinhentos Anos da Reforma Protestante”, em seguida, fez convite ao presidente da associação e aos demais pastores para compor o altar; convidou de forma toda especial, autoridades ou representantes do poder executivo (prefeito: Marcos Nunes Chaves, vice-prefeito: Marcus Fellipe Nunes Alves) e o legislativo (José Ílio de Sousa Rodrigues, Ranildo Pereira dos Santos, Atila de Moura Ribeiro, Raimundo Amorim da Luz, Aroli Nunes Pereira, Raimundo Nonato Barbosa de Miranda, Sandosval Pinheiro Cavalcante, Edvaldo Borges de Sousa, Reginaldo Aluiso de Moura Chaves, José Neto Chaves); teve o prazer de convidar o preletor Gileade Viana, para compor o altar, e no fim ministrar a palavra; pediu que os cantores, Fábio Rodrigues e Noemi Nonato, se fizessem presentes também, enfim.
O presbítero Diógenes Coelho da Silveira usou seu espírito de resiliência e gratidão no momento em que comentou sobre mais um ano superado na presença do Senhor Deus; agradeceu à vinda de cada varão, varoa, pastor, pastora, missionário, missionária, presbítero, cantor, cantora, visitante, seja evangélico, católico, cético, ou não, e que o importante, disse ele: “é estarmos comemorando, louvando, orando e engrandecendo o santo nome do Senhor”. No mais, deu rápido pronunciamento sobre a reforma protestante, de 31 de outubro de 1517 em Wittemberg (cidade da Alemanha), cujo personagem principal foi Martinho Lutero (Ele fez direito, foi frade, pároco, professor, escritor, tradutor e doutor em teologia), no qual, não concordando com a maneira que a igreja estava trabalhando junto aos seus fiéis, pregou ousadamente 95 teses para que o povo tenha compreensão clara a respeito da palavra de Deus, pois naquela época havia muitas pregações e interpretações errôneas, por exemplo: “o professor de Lutero no curso de teologia, ensinava com base nos seus velhos livros que fora da igreja romana não existia salvação”, Lutero, indagou: “E os cristãos gregos?” E ressaltou, será que não há um erro de interpretação nestes escritos seus? As pregações eram obscuras, em latim, fazendo com que ninguém compreendesse, porém Lutero veio para corrigi-las. Essas teses abalaram fortemente a igreja, e, com esse fato, o papa queria aplicar a justiça que a lei interna da igreja regia (Santa Inquisição). A história confirma que o príncipe Duque Frederico, protegeu Martinho Lutero, e num período de 10 meses, Lutero traduziu a Bíblia Sagrada, de latim para o grego, uma língua conhecida pelo povo da época, etc. É interessante documentar neste que, uma das frases marcantes de Lutero, era “o justo viverá pela fé, apenas”.
Quando o presbítero supramencionado terminou, convidou o presidente da Associação de Pastores de Canto do Buriti, Piauí, Francinaldo Vieira (representa a Igreja Pentecostal Encontro com Deus), para dar início aos trabalhos. O pastor mencionado saudou com alegria todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus. Ele convidou todos os irmãos, irmãs, visitantes e autoridades governamentais que estavam sentados a se colorem de pé, com objetivo de orar em nome do Senhor! Em forma de obediência e respeito, os irmãos curvaram a cabeça e fecharam os olhos para o momento de oração. Nesses poucos minutos, o pastor pediu que os irmãos e irmãs apresentassem em oração ao Senhor Deus o maior patrimônio que cada ser em particular tem de especial, que segundo o pensador Michel Montaigne, afirma ser concreto e não abstrato, “a vida”; pediu que apresentassem em oração os trabalhos desta noite organizados pelos membros da Associação de Pastores desta cidade. Ele frisou que tudo que está sendo feito é para a glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não obstante, a oração provida da mente e coração do querido pastor Francinaldo Vieira, deu-se da seguinte maneira: Senhor nosso Deus e Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Deus da glória, mais uma vez estamos aqui reunidos nesta praça, cujo nome denomina-se, Praça Maninho Barreto (grande Y), com objetivo de glorificar o teu santo nome, porque o Senhor é o Senhor desta cidade. O Senhor é o dono, é quem tem a chave. Eu, provido de autoridade, coloco minha vida em tuas mãos. Tudo aquilo meu Deus, que tem me dado coloco aos teus pés, se há coroa ou prêmios, tudo é teu. Senhor! Exalto-te nesse momento por ser digno de louvor e adoração. Tomam essas vidas Senhor nas tuas mãos aqui neste lugar, cada pessoa que aqui está Pai, veio para te adorar, então, recebe Senhor de coração a adoração do seu povo. Se existe algum obstáculo, trabalhos das potestades das trevas tentando impedir que alguém te louve Senhor, faz com que todas as correntes sejam quebradas e que o teu servo seja livre para te adorar e glorificar. Abençoa Senhor, cada vida que tem oportunidade para pregar, adorar, louvar, agradecer e ser feliz na tua presença Pai; que o teu Espírito Santo Senhor possa está atuando de forma poderosa; que Ele possa está enchendo nossa vida da tua alegria, uma vez que a alegria do Senhor é a nossa verdadeira força. Em nome de Jesus Cristo, glória a Deus!
O presbítero Diógenes Coelho da Silveira recebeu o microfone do pastor Francinaldo Vieira, e entregou ao pastor Arley Matos de Miranda, da Igreja Pentecostal Jesus é a nossa força, este cumprimentou a todos com a paz do Senhor Jesus! E completou dizendo: louvado, exaltado seja o nome santo do Senhor para todo sempre, glória a Deus! Continuou falando, a palavra do Senhor nos ensina como um bom soldado de Cristo a milita. Como estamos aqui com a “Marcha para Jesus Cristo”, essa marcha sem soma de dúvidas, possui um grande significado, o de romper as barreiras por meio do poder de Jesus Cristo, e, é na autoridade do Espírito Santo que aqui estamos reunidos para glorificar o nome do Senhor. Às vezes, estamos olhando as adversidades e entristecemos nosso coração, mas aquele que deposita fielmente a confiança no Senhor, com muita clareza é preciso dizer: este é realmente um soldado, um guerreiro de Jesus Cristo. Todavia, na Segunda Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, no Capítulo 2, está escrito: “meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa, por estarmos unidos com Cristo Jesus. Tome os ensinamentos que você ouviu na presença de muitas testemunhas e os entregue aos cuidados de homens de confiança que sejam capazes de ensinar outros. Como fiel soldado de Jesus, tome parte do meu sofrimento, porque o soldado quando está servindo quer agradar o seu comandante, e por isso, não se envolve em negócios da vida civil. O atleta que toma parte numa corrida, não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição. E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber sua parte na colheita. Assim, pense no que estou dizendo, pois o Senhor fará com que você compreenda todas as coisas. No entanto queridos, disse o pastor, pergunto a vocês, como está a sua batalha? Como está a guerra que você está passando? Lembrando que esta guerra é espiritual. Então, todos nós aqui estamos para glorificar, exaltar o nome daquele que realmente É. O pastor Arley Matos, reforçou sua mensagem, ressaltando que, lembrou-se de uma pergunta que ouviu de uma irmã, pastor é para glória de Deus né? E o pastor respondeu que sim. E reforçou que o mais importante não é a quantidade de pessoas e sim a qualidade, uma vez que, essa faz a diferença. Logo, os irmãos, irmãs, visitantes, estão convidados a adorar com alegria, o santo nome do Senhor Deus! E, quando terminou essa excelente reflexão, convidou todos a se colocarem de pé para fazer uma oração. A oração produzida pelo pastor Arley Matos, foi em prol da segurança pública local. Ele disse: “Soberano e Eterno Deus, Pai todo poderoso, no nome santo do Teu Filho nosso Salvador, aqui estamos ó Deus e apresentamos todos os habitantes dessa cidade; apresentamos ó Deus as autoridades civis e militares; os membros do poder executivo, legislativo e judiciário, em nome do Senhor, dá visão, direção e compreensão para que olhem para Ti Senhor, amém!”
O pastor Arley Matos de Miranda se despediu e devolveu o microfone ao irmão em Cristo, Diógenes, que convidou o povo de Deus a clamar Jesus eu te amo! E todos repetiram com alegria. Após, deu oportunidade para o presbítero Joaquim Alves Feitosa, representando a Igreja do Evangelho Quadrangular, no qual, falou que é como muita alegria que está no palco para adorar o nome do Senhor nesta noite. Ele cantou uma música gospel de nome “alguns segundos”, que iluminou a mente dos irmãos e visitantes presentes.
Diógenes, mediador da palavra, fez convite ao querido pastor Denerval Vilanova Amorim, da Igreja do Evangelho Quadrangular, para que ore ao povo de Deus. O pastor, provido de humildade, alegremente disse: boa noite povo de Deus! Que a paz esteja com todos vocês! Ele citou o Salmo 33, versículo 12, da bíblia, no qual está escrito: Feliz a nação que tem o Senhor como o seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele! O pastor frisou: a tua vida, teus negócios, teus projetos, devem ser consagrados a Deus; tudo deve está na presença de Deus, pois quando o crente fiel coloca nas mãos do Senhor, os projetos são realizados; Ele responde as orações; Ele não falha ao verdadeiro cristão; Ele cuida de todas as pessoas, mas para os fiéis, Ele faz a diferença. Fazendo assim, não restam dúvidas, tua casa, tua família, teus negócios estarão protegidos, e o mais importante, o inimigo, não toca, sabe por quê? Porque Deus está do teu lado. A Bíblia Sagrada é muito clara, e nela está registrada que, nos tempos de adversidades Deus faz com que os fiéis tenham prosperidades. O pastor orou com muita inteligência e sabedoria da seguinte maneira: Nosso Deus, nosso Pai, nós estamos mais uma vez aqui, na Praça Maninho Barreto (grande Y), comemorando o 5º Dia Oficial do Evangélico em Canto do Buriti, junto a Associação de Pastores, caravanas de várias regiões tanto da cidade quanto do interior. Senhor essa oração que estamos fazendo é de gratidão, pois somos gratos por tudo que tem nos dado Pai: saúde, segurança, fé, esperança, harmonia, compreensão, paz interior, prosperidade e amor.  
 No entanto, quando o pastor Denerval Vilanova Amorim, terminou sua oração de gratidão, entregou o microfone ao presbítero Diógenes que de posse, fez um breve comentário dos 500 anos da Reforma Protestante, produzida pelo doutor em teologia, Martinho Lutero, e, em seguida, convidou a irmã Genieide Leite, representante da Igreja Pentecostal Encontro com Deus, para cantar uma música gospel. A irmã fez com alegria “dia de milagre”. Adiante, pronunciou palavras motivadoras, e por fim, disse aleluia! Devolveu a oportunidade ao presbitério, já citado no contexto, que teve o prazer de chamar para o púlpito o pastor Francisco dos Santos, representando a Igreja Cristã Evangélica Renovada. O pastor Francisco saudou a todos com a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, comentou que queria expressar seus agradecimentos por saber que Deus é fiel, é maravilhoso; sabe que não é fácil a vida do cristão, mas nota-se que Deus tem feito grandes coisas em nossas vidas. É preciso salientar que dentro dessa associação, temos conseguido fazer as marchas pra Jesus Cristo, porém, não foram fáceis, contudo, conseguimos com sucesso. Por isso, temos que somar forças, e orar, pois não restam dúvidas, Deus vai fazer grandes coisas nessa noite.
A oração do pastor Francisco, deu-se da seguinte maneira: Soberano Deus e eterno Pai, nós estamos aqui, para te louvar e agradecer por todas as vitórias alcançadas. Senhor Deus, queremos colocar nas tuas mãos, cada vida, cada colaborador que deu o melhor de si para realização dessa obra maravilhosa; cada membro da Associação de Pastores, que tomou decisões importantes para nossas festividades do dia do Evangélico. Senhor faz com que todos que vieram aqui, voltem para casa, abençoados, iluminados, protegidos com o teu poder, dando saúde física e espiritual para aqueles que necessitam; dando as respostas para aqueles que buscam em nome do Senhor Jesus Cristo, amém! Algumas pessoas disseram glória a Deus!       
O presbítero já falado acima recebeu o microfone e após prestou gratidão aos irmãos, que vieram de outras cidades para prestigiarem a festa. Ele pediu que erguessem as mãos, os irmãos-visitantes e logo se constatou que vieram gente de Teresina, Floriano, Itaueira, Rio Grande do Piauí, Flores do Piauí, Pajeu do Piauí, Pavussú, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Colônia do Gurguéia, enfim.
A irmã Karina Mendes, filha do pastor Denerval Vilanova Amorim, representando a Igreja do Evangelho Quadrangular, foi convidada para cantar, no entanto, desejou a paz, e os irmãos disseram amém! No sentido de “assim seja”. Ela fez a diferença, cantou e encantou todos os irmãos com sua brilhante voz uma linda música gospel de nome, “mil graus”. Quando terminou, devolveu a oportunidade ao irmão Diógenes, que disse: alegremo-nos irmãos, porque hoje é o Dia do Evangélico em Canto do Buriti, Piauí, com o tema: “Quinhentos Anos da Reforma Protestante”. Nesse momento, entrou por meio de convite o pastor Jeremias Miranda, representando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Emanuel (São Paulo), para ter sua oportunidade.
O pastor Jeremias Miranda cumprimentou a todos com a paz do Senhor; falou, toda honra e toda glória seja dada a Ti Senhor! Todos soaram a palavra aleluia! Citou um versículo bíblico que é o lema da Associação de Pastores, que se encontra no livro de Salmos 133, versículo 1 “como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! interpretou que o salmista fez de forma poética, mas que é uma doutrina muito significativa. Que possamos vivenciar e aplicar essa doutrina bíblica no nosso dia a dia, pois é como azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. Como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião, pois é em Sião que o Senhor Deus dá a sua bênção, a vida para sempre”. Adiante, convidou todos os irmãos presentes a erguerem as mãos para os céus e orou com muita emoção da seguinte maneira: Querido Deus e Eterno Pai, em nome de Jesus, aqui está Senhor, tua igreja. Ela representa um povo espiritual de Cristo. Esse povo precisa estar unido na tua presença sempre Senhor, porque a igreja que será arrebata é uma aqui, outra acolá, mas temos que estar de olho. Deus, nos mostra como relâmpago do oriente ao ocidente; é rápida, a sua igreja será tomada dessa terra com grande força Pai. Esse dia está se aproximando e é por isso que precisamos estar unidos. Precisamos estar juntos porque em comunhão as brasas se vivificam mais e mais. Sabemos que uma brasa ausente do braseiro, logo se apaga, mas se retornar volta o seu brilho novamente. Por meio dessa metáfora, fica claro que a pessoa que está distante de Deus quando retorna, volta a obter as suas forças por meio da unção do Espírito Santo. O pastor Jeremias pediu que Deus escorresse sua benção em todos os amados irmãos e irmãs, em especial a pessoa que se encontra enferma. Você que veio buscar a cura, seja psicológica ou física, nós te apresentamos o Senhor Deus por meio da Bíblia Sagrada. Ele possui a cura para todos os males. Qual é o teu problema? Alcoolismo, tabagismo, depressão, insônia, solidão, desemprego, separação? Para Deus, não importa. Ele tem a cura. Ele tem a solução para todas as suas necessidades. Ele te convida a ser uma nova criatura, um novo vaso, um novo varão, uma nova varoa. Tenha fé querido irmão, querida irmã, acredite que o milagre vai te tocar, em nome do Senhor, glória a Deus!
O mediador, presbítero Diógenes, tomou posse da palavra e com muita alegria, homenageou todos os membros da Associação de Pastores de Canto do Buriti, Piauí; ressaltou que se sente feliz por ver os pastores unidos num só objetivo; falou um pouco dos obstáculos enfrentados, mas que Deus tem honrado esse belíssimo trabalho juntamente com esse povo maravilhoso desde o princípio; publicou o nome de todos os colaboradores do evento. Lembrando que este é o 5ª Dia Oficial do Evangélico (projeto de Lei produzido pelo ex-vereador Antônio de Noronha Silva, sancionado pelo prefeito: Marcos Nunes Chaves) aqui na nossa cidade, e você pode acompanhar alguns registros no canal, Canto do Buriti – PI [cidade III] Youtube e no portal “Informativo de Canto do Buriti – PI (2ª edição)”.    
O irmão Marciel Sallys, da Igreja Cristã Evangélica Renovada, foi convidado para cantar uma música, e fez com alegria a de nome “Tu podes” foi puro sucesso. Ao devolver a palavra, o irmão Diógenes, perguntou, alguém deseja matar a cede? Então, pega água com o irmão Amauri (presbítero da 1ª Igreja Batista), mas se a cede for espiritual é com o Senhor, por meio da sua palavra, glória a Deus! Depois convidou o pastor Josildo, da Igreja Pentecostal Presbiteriana, no qual, saudou os irmãos, deu glória a Deus em alta voz, por duas vezes: a paz do Senhor igreja! Muitos disseram alegremente, aleluia! Continuou: louvado seja o Senhor Jesus Cristo; afirmou com segurança que o povo de Deus é o povo mais feliz dessa terra. Jesus Cristo quando morreu na cruz do calvário, morreu para salvar nossa vida, por meio do amor, e sem dúvidas, dar de presente ao seu povo o Espírito Santo de Deus, amém igreja! Glória a Deus! Prestou gratidão ao Senhor Jesus por está neste lugar, disse ser a primeira vez que se encontra unido aos irmãos num evento promovido pela Associação de Pastores; relatou que está muito feliz porque Jesus está neste lugar; citou sobre o livro de Gênesis, Capítulo 1, versículo 26 onde está escrito: Deus disse: agora façamos os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, as aves, os animais domésticos e selvagens. Assim, Deus, criou os seres humanos. Ele criou parecido com ele. Ele os criou homem e mulher e os abençoou dizendo: tenham muitos e muitos filhos. Espalhem-se por toda a terra e a dominem (Bíblia Sagrada Nova Tradução). Com essa leitura maravilhosa, provida de conhecimento, inteligência e sabedoria, o líder religioso, solicitou que todos os homens e mulheres, soassem em alta voz a palavra glória a Deus, e assim, repetiram por 03 vezes. O amado pastor falou que estava em casa meditando e de repente o Senhor questionou ao seu coração: filho, tu se importa comigo? Tu se importas como eu te criei minha imagem e semelhança? Tu se importas com o teu próximo? Tu se importas com a minha palavra? Tu se importas consigo mesmo? Ele respondeu, mas Senhor, o senhor não disse que devemos nos importar com o próximo como a nós mesmos? Porém, porque o Senhor perguntou isso? Então, querido irmão, querida irmã, você é a melhor criação dessa terra. Você tem glorifica ao Senhor a todo tempo, porque você é o melhor dessa terra. No entanto, existe um detalhe: temos que nos importar com isso; temos que nos importar com nossa vida; temos que cuidar de nós mesmos e viver em santidade. O clamor de Deus para a igreja nesse momento é santidade. Portanto amados, temos que nos santificar a cada momento. Temos que clamar por misericórdia e graça aos pés do Senhor Deus. Louvado seja o nosso Senhor, porque ele é Santo e digno de louvor e adoração. Ele é aquele que vai nos arrebatar e nós temos que nos lembrar desse dia irmãos, porque parece que os crentes estão se esquecendo, mas logo, logo, Maranata, ó vem Senhor Jesus Cristo, em breve estará tocando a trombeta e Deus vai descer das nuvens para buscar o seu povo fiel. Por fim, o pastor, deixou uma reflexão para concluir. “Estou a pouco menos de um ano aqui em Canto do Buriti, e percebi que mais de 90% ainda não se renderam ou receberam o Senhor Jesus Cristo como o Senhor e Salvador, nota-se que muitos irmãos estão acostumados a viver em pecado e conformados; vamos mudar esse quadro em nome de Jesus, e agradeceu a oportunidade.”
Diógenes convidou o jovem coreógrafo e cantor Janiel Andrade, da Igreja Cristã Evangélica Renovada, para se apresentar. O convidado de posse da sua oportunidade pediu para todos se colocarem de pé para adorar ao Senhor Deus, e os irmãos em sinal de respeito obedeceram. O varão deu um show de alegria e emoção, vez que cantou a música “mestre”. Ele cantou não para agradar somente aos homens, mas a Deus, e por fim, foi grato pela oportunidade, em nome de Jesus.
O mediador, Diógenes, agradeceu pela vinda da irmã e cantora Noemi  Nonato, juntamente com sua comitiva. Em suas palavras, disse: “para nós é motivo de alegria e gratidão tê-la nessa festa maravilhosa.” Agradeceu à presença do cantor Josué de Itaueira, que venho animar a festa. E por citar o nome dele, este foi convidado para cantar. No mais, o cantor, saudou a amada igreja com a paz do Senhor e deu boa noite. Todo mundo muito feliz com aquele que morreu na cruz, mas que ressuscitou, perguntou? Aleluias! Aquele que saiu da sua casa hoje com uma decisão de aceitar Jesus como seu salvador, hoje ele vai sair daqui cheio. Aquele que saiu da sua casa hoje arrastado pelo parente, também vai aceitar Jesus como seu salvador. Vamos exaltar o Senhor. Irmãos, todas às vezes que vejo uma festa linda desse jeito eu digo assim, “Pai, o Senhor está alegre ai em cima.” O Brasil ainda é Brasil por causa de verdadeiros adoradores. Pegou seu violão e começou a louvar “quem abre o mar é Deus, quem abre o sol é Deus, quem fecha a boca do leão, quem ouve a tua oração [...] não justifique Deus, porque tudo é de Deus, meu amigo [...]”. Ele contou resumidamente a história de Jessé, o pai de Davi no qual não imaginava que Davi seria o filho escolhido. Davi, era simples, cuidava de ovelhas no campo, protegia de predadores, mas de repente lá estava Davi, comandando o exército do rei Saul. Então, é preciso dizer hoje para aquele que disse ser pequeno, porém você é pequeno na visão dos homens, mas de Deus você é grande. Querido, não tenha dúvidas, você vai sair iluminado pelo poder do Espirito Santo, e as bênçãos entregues na tua mão da parte do Senhor, ninguém retirará, você sabe por quê? Respondo, porque o Senhor é fiel.
Por conseguinte, Diógenes, parabenizou o talento do irmão Josué, e em seguida, transferiu a oportunidade para o pastor Manoel Adegland Ferreira Leal, representando a Igreja Evangélica Pentecostal Encontro com Deus. O pastor Manoel, de posse da sua autoridade de voz, falou glória a Deus! Saudou a todos e a todas com a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aleluias! Comentou que queria expressar sua gratidão em nome da igreja; agradecer a Associação de Pastores pelo maravilhoso trabalho, pela força de vontade, pela união, enfim, saudou a cantora Noemi Nonato, Eunice, Josué, Fábio Rodrigues, dentre outros; Parabenizou a coragem do presidente da associação Francinaldo Vieira, por está na liderança dessa jornada, que por sinal, não é fácil; parabenizou a coragem dos evangélicos da cidade, do interior e das cidades circunvizinhas pela marcha, pelos pulos, gritos de alegria, pela colaboração diretamente e indiretamente. Destacou que, este trabalho não é feito em prol de nenhuma denominação, tampouco político, mas um trabalho sério, justo e a bem-dizer, necessário para toda sociedade evangélica da nossa cidade, que adora, exalta, glorifica o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; Prestou gratidão aos católicos. Não obstante, transferiu a oportunidade para sua esposa, a pastora, Adiucelia Barros da Silva Leal, esta provida de unção, poder e adoração por meio da força daquele que tudo É; bradou louvado seja Deus! Cumprimento à amada igreja com a paz do Senhor! Os irmãos disseram amém, outros, glória a Deus! A pastora, falou para os amados irmãos, que antes de fazer uma oração, gostaria de dar seu testemunho. Ela estava um dia antes num trabalho missionário na capital do Brasil (DF) prestando orações em alguns lares, visitou a casa de um pastor, que é servidor da esfera civil (sargento), nessa casa havia um amigo deste que também é pastor e mais algumas pessoas da família, dai então, começaram a oração, quando de repente, revelações surgiram dos lábios de um deste, que afirmou com clareza: “na sua cidade irmã, fizeram quatro trabalhos de feitiçaria para embaralhar seus projetos”. Diante dessas palavras, a pastora, começou a se preocupar, pois o tempo era curto para chegar e participar do dia do Evangélico em Canto do Buriti, mas em oração ouviu a resposta do Senhor “estou quebrando, estou quebrando”. Todavia, ela falou em línguas não compreensíveis e interpretáveis pelas pessoas comuns. Não restam dúvidas que somente os loucos para o mundo fazem a diferença, e os normais não compreendem, uma vez que essa linguagem possui a magia de três virtudes morais e intelectuais dos verdadeiros adoradores, que são: a revelação, a inspiração e a iluminação.
Nota-se que a oração que a querida profetisa de Deus produziu foi dedicada especialmente aos irmãos, irmãs, não importando raça, cor, sexo, altura, beleza, ou padrões econômicos. Sua oração foi pedindo que o Senhor, quebre as correntes do inimigo, as emboscadas, as armadilhas; que gere proteção para os irmãos, etc. Sua oração deu-se da seguinte maneira: Senhor meu Deus! Quero te glorificar. Quero te exaltar por causa da tua vitória. Meu coração salta de alegria pelo que o Senhor está fazendo esta noite aqui. Meu Deus, continua curando, continua libertando, continua sarando. Senhor, eu juntamente com os membros desta Associação de Pastores, queremos abençoar em nome de Jesus, os comerciantes, os patrocinadores, os moradores da zona rural, os visitantes, as caravanas de irmãos e irmãs, enfim, declaramos que esta cidade pertence a Ti Senhor. Senhor, tudo que estamos fazendo é para tua glória, porque o Senhor é digno de louvor e adoração, em nome de Jesus, glória a Deus! No final, todos aplaudiram.
O irmão em Cristo, Diógenes, pediu a todos que ficassem de pé e levantassem as mãos para o alto, com objetivo de fazer uma rápida oração. Em suas palavras: “Deus Pai, eu determino saúde física, paz interior, segurança e amor da tua parte para este povo; determino cura para aquela pessoa que se encontra com a alma em enfermidade; tudo aquilo que tem tentado impedir a alma de algum varão de servir ao Senhor, que caia por terra hoje, aleluias! Em nome de Jesus, é profecia. Então, é preciso afirmar que você não sairá da mesma maneira que chegou aqui esta noite, porque a graça do Senhor, vai te alcançar e te proteger, em nome de Jesus, amém!”
O irmão Valci, teve sua oportunidade por meio do mediador, e, humildemente, deu a paz para todo o povo de Deus, os irmãos falaram amém! Como disse a pastora Adiucélia, ele repetiu declarando que esta cidade pertence ao nosso Senhor e Salvador Jesus, e logo, cantou uma linda música que tratava sobre a proteção de Deus para com o seu povo.   
Diógenes Coelho da Silveira outorgou a mediação para o pastor presidente, senhor, Francinaldo Vieira, para dar continuidade a esse maravilhoso trabalho. Antes de entregar o microfone, o presbítero fez um comentário muito saudoso: “disse que aprendeu admirar o pastor Francinaldo Vieira, e lhe presenteou com um apelido virtuoso “Davi”, pelo fato de ter passado por uma tempestade espiritual muito forte, vez que estava frio na fé; não buscava orientação na verdadeira bússola; não meditava, não orava, tampouco percebia o sentido pleno da vida; a alegria estava aprisionada nos conflitos interiores do seu ser (bússola = palavra de Deus), no entanto com o apoio do querido amigo e irmão em Cristo, conseguiu restaurar o verdadeiro espírito da alegria, da concórdia, da harmonia, da paciência, da gratidão e do amor tanto por si mesmo quanto pelo próximo”. O irmão restaurado e provido de gratidão tentou chorar, pois sua voz, suas pálpebras, seu modo de ser o denunciava claramente. Não existem dúvidas que chorar às vezes é mais saudável do que sorrir, porque quando o homem chora, ele irriga, borrifa, purifica sua alma, mas essa verdade nem sempre ocorre quando as pessoas sorriem. O irmão já falado acima agradeceu de coração pela rica oportunidade; agradeceu a Deus pela vida do o irmão que lhe ajudou. E ressaltou em viva voz: irmãos, uma coisa é certa, temos que valorizar e cuidar daqueles que estão do nosso lado, pois hoje alguém pode está provido de saúde e alegria no olhar, mas amanhã pode está precisando. Portanto, temos que cuidar do nosso irmão como se fosse de nós mesmos. Pediu que desse uma salva de palmas para o irmão que vai mediar à palavra agora, glória a Deus!
O presidente da Associação de Pastores da cidade de Canto do Buriti, Piauí, senhor, Francinaldo Vieira, provido de alegria, prudência e determinação, saudou a igreja com a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo, mais uma vez, louvado seja o nome do Senhor! Todavia, parabenizou o cantor baiano Fábio Rodrigues, que ficou o ano de 2017 contribuindo de forma satisfeita com seu talento; agradeceu à vinda da cantora Noemi Nonato, sua comitiva, os músicos; prestou gratidão aos membros da Associação de Pastores, em especial aos pastores, Manoel Adegland Ferreira Leal, Adiucelia Barros da Silva Leal; agradeceu a todos os envolvidos diretamente e indiretamente; ao poder executivo (prefeito: Marcos Nunes Chaves), pois fez com que a lei funcionasse em caráter prático sobre o dia do evangélico. No mais, resolveu compartilhar uma mensagem da Bíblia Sagrada, em Salmos 100, versículos de 1 ao 5: Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores da terra! Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até sua presença. Lembrem que o Senhor é Deus. Ele nos fez e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho. Entrem pelos portões do templo com ações de graças, louvem a Deus e sejam agradecidos a ele, pois o Senhor é bom; e seu amor dura para sempre, e sua fidelidade não tem fim. Logo, que fez a breve interpretação desta passagem, comentou que tudo que temos é do Senhor, ele é o Senhor da glória, amém! Com essas palavras, os irmãos ficaram iluminados com unção e poder do Espírito Santo, e concluiu recebendo chuvas de aplausos.
O cantor baiano, irmão Fábio Rodrigues, recebeu sua oportunidade. Saudou paz do Senhor, e grande parte da igreja, disse aleluias! Ele prestou gratidão por está colaborando com o seu trabalho religioso em Canto do Buriti, Piauí; agradeceu a Deus por todas as conquistas recebidas; aos seus líderes da Igreja Pentecostal Encontro com Deus, frisou ser do Estado da Bahia, mas tem raízes na cidade de Fartura do Piauí, pois seus avós são daquela região; falou que está no Piauí há mais de quatro anos. Ele fez uma pequena homenagem à cantora Noemi Nonato; relatou que a mãe dele fez parte de alguns trabalhos promovidos por ela e abençoou seu ministério. Comentou: Deus é maravilhoso, é digno de louvor e adoração. Pediu que os irmãos pegassem a mão do próximo e dissessem em sua direção: foi bom? Estava marcado este encontro. A promessa está de pé; Pediu que balançassem as mãos, pois quem mandou foi Deus; que os pastores levantassem as mãos para os céus, e em sinal de respeito a Deus, todos obedeceram este comando; profetizou afirmando, aqueles pastores que não participaram da Marcha para Jesus Cristo, ainda vão participar, pois o Senhor Deus deseja concórdia entre os irmãos. Antes de cantar, fez uma oração. Senhor Deus, Pai, nós agradecemos porque o Senhor tem nos abençoado por este dia tão maravilhoso de fé, esperança, adoração e vitória. No entanto, a obra não é do homem, porém é preciso salientar que o Senhor usa o homem para pregar, interpretar, profetizar, curar as dores, os enfermos que a medicina não consegue. Não temos que temer, pois a promessa do Senhor não falha. Logo, deu inicio a um lindo forró gospel.
A mediação ficou nas mãos do presidente da Associação de Pastores Francinaldo Vieira, que parabenizou o trabalho do cantor Fábio Rogues, e em seguida, concedeu autoridade de voz ao preletor Gileade Viana, que saudou o povo de Deus; perguntou quantos estão satisfeitos com a palavra do Santo Mestre?  A igreja disse glória a Deus! O pastor parabenizou os membros da Associação de Pastores, pela determinação de levar seriamente esse compromisso; desejou que Deus abençoasse os irmãos, irmãs desta cidade; relembrou do tema do Dia do Evangélico “Quinhentos Anos da Reforma Protestante”, produzida pelo pesquisador, escritor, tradutor, doutor em teologia Martinho Lutero. O preletor Gileade Viana, fazendo uma pequena ponte a respeito das reformas de Lutero, citou o livro de Romanos, Capítulo 1, versículo 17, no qual está escrito: pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim; como dizem as Escrituras Sagradas: “viverá aquele que, por meio da fé é aceito por Deus”. Antes, a igreja defendia que a salvação não era gratuita, uma vez que era paga por meio de indulgência. O homem pagava um preço muito alto para serem perdoados os seus pecados, ser salvo ou salvar um parente que se encontrava no purgatório. Esse fato para Lutero era ridículo, absurdo, foi dai então que ele pregou 95 teses na porta da igreja, defendidas por ele, por seus seguidores, etc.
Depois de ter falado um pouco sobre a reforma feita por Lutero, ressaltou, que a salvação é única e exclusivamente pela fé. O preletor recomendou que os irmãos abrissem a Bíblia Sagrada no livro de João, Capítulo 6, versículos, 20 e 21, que assim está escrito: Jesus disse: não tenha medo, sou eu! Então, eles receberam com prazer no barco e logo chegaram ao lugar para onde estava indo. Ele prestando a interpretação do contexto, afirmou que este episódio não é desconhecido, pois de tardinha os discípulos de Jesus desceram até o lago, subiram num barco e começaram a atravessar o lago na direção da cidade de Cafarnaum. Quando já estava escuro Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles.  De repente, um vento forte começou a soprar e levantar as ondas, os discípulos já tinham remados uns cinco ou seis quilômetros quando viram Jesus andando em cima da água e chegando perto do barco, logo, os seus seguidores se apavoraram.  Esse fato ocorreu após Jesus ter alimentado a multidão na Galiléia, cidade também conceituada de Tiberíades, e um detalhe que marcou esse milagre foi à provação de Filipe, pois Jesus questionou, onde vamos comprar alimento para toda essa gente? Jesus sabia muito bem o que fazer, mas queria Filipe à prova. Filipe por sua vez disse: para cada pessoa pode receber um pouco de pão, e nós precisamos gastar mais de duzentas moedas de prata. O discípulo André, irmão de Simão Pedro, comentou: está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isso para tanta gente? Jesus pediu: Diga a todos que se sentem no chão, e logo obedeceram; estavam ali quase cinco mil homens e mulheres. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças e os repartiu com todos; e fez os mesmos com os peixes. Todos comeram a vontade. Quando já estavam satisfeitos, disse aos seus discípulos: recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada. Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. As pessoas que assistiram esse milagre, falaram uns aos outros: De fato, este é o Profeta que veio ao mundo. Jesus Cristo ficou sabendo que queriam levá-lo a força para o fazerem rei; então, voltou sozinho para o monte.
O preletor citado acima fez nova interpretação, ressaltou a importância de deixar Jesus agir nas nossas vidas, não importa o que seus olhos não conseguem compreender, pois para Jesus Cristo o impossível se torna possível, portanto queridos, faça de Jesus sua principal prioridade, coloque nas mãos dele suas dúvidas, seus desafios, seus projetos, suas realizações, porém, façam com fé, pois aquele que tem fé, tudo consegue, glória a Deus!
O preletor Gileade Viana pediu que todos ficassem de mãos dadas para o alto e fez com que os irmãos perguntassem uns aos outros, você caminha com Jesus? Você deposita seus projetos nas mãos de Jesus? Você tem fé e esperança num Jesus que morreu na cruz, mas ressuscitou para fazer a diferença? Você é obediente à palavra de Jesus? Então, se esse fato ocorre, Ele já está nos seus caminhos amado; Ele é o administrador dos seus planos, seus projetos de vida e logo vai te tornar grande, muito embora você seja pequenino. Será que alguém compreendeu a mensagem que saiu dos lábios do preletor? Ele enriqueceu a mensagem citando o Evangelho de João, mais precisamente nos Capítulos de 1 ao 11, contudo, no Capítulo 1, está escrito: O verbo vivo que se fez carne; no Capítulo 2, Ele se apresentou como aquele que transforma, porque ele transformou água em vinho e trouxe alegria num casamento no povoado de Caná, região da Galiléia; no Capítulo 3, Ele se apresentou para Nicodemos como salvador do mundo; no Capítulo 4, Ele se apresenta a mulher samaritana como o Messias já esperado; no Capítulo 5, Jesus se apresenta como aquele que arranca paralisia, pois aquele que está travado destrava em nome de Deus; no Capítulo 6, Ele se apresenta como o pão da vida, vez que alimentou uma multidão faminta com cinco pães e dois peixinhos; no Capítulo 7, Ele se apresenta como enviado de Deus; no Capítulo 8, Ele se apresenta como a luz do mundo, porque ele perdoa seus pecados; no Capítulo 9, Ele se apresentou como aquele que arranca cegueira, vez que curou um cego de nascença com saliva e barro; no Capítulo 10, Ele se apresenta como bom o pastor, uma vez que este, dá a vida pelas ovelhas; no Capítulo 11, Ele se apresenta como a ressurreição e a vida, porque fez com que Lázaro voltasse a viver. Para tanto, despois de ter espalhado essas mensagens mágicas do Evangelho de João, que se encontra no Novo Testamento, o ilustre ministro de Deus, pediu que os irmãos emprestassem sua mão direita para o seu próximo; Eles obedeceram sem temer, e logo, repetiram as palavras produzidas dos lábios do pastor; irmão, Jesus não vai te perder de vista, creia irmão, Jesus não vai te perder de vista.
O preletor supramencionado no contexto desta maravilhosa passagem, contou um relato muito interessante; seu pai biológico odiava crente; detestava pastores, mas Deus pôs à prova, contudo, quando tinha 03 anos de idade adoeceu de uma grave infecção pulmonar; os dois pulmões travaram, no momento em que o menino chegou ao hospital, um dos médicos falou para o pai que a criança teria pouco tempo de vida; disse: “se ela conseguir sobreviver vai ficar sem voz o resto da vida”. No entanto, a criança ficou internada por aproximadamente três meses; o doutor chamou o pai da criança para conversar em particular, e lhe disse ter duas noticias uma boa e outra ruim, qual é a que deseja saber primeiro? O médico foi logo dizendo, a febre que seu filho tinha foi restabelecida, essa é a boa notícia, e a ruim, é que quando ela voltar, vai matá-lo. O doutor afirmou que a criança teria apenas dois dias de vida, e deu um conselho, vai pra casa, reúna sua família e venha se despedir, pois sabendo que vai morrer, é melhor que seja por aqui, mas o pai da criança resolveu levar para morrer em casa. No outro dia, os pulmões do garoto travaram e ele ficou como morto. O coração não batia mais; o pai do garoto acordou umas 3h30min da manhã, desesperado ouvindo o choro da mãe, por perceber seu filho morto, mas ai, foi em busca de ajuda. O fato ocorreu na cidade de Formosa – Goiás, na época não tinha quase ninguém na vizinhança que tivesse carro, com exceção, um pastor que morava na esquina de cima, a mulher disse, o pastor João Batista tem carro, vamos lá, contudo, o marido recusou-se em ir, porém, por insistência da mulher aceitou, quando bateram a porta, o pastor estava em oração e abriu falando em línguas estranhas e o pai do garoto não compreendeu nada.
O pastor João Batista pediu para entrarem. A mulher disse que queria ajuda para ir ao hospital. O pastor afirmou que iria ajudar, mas primeiro teria que fazer uma oração. O pai do menor, só podia ser ateu, pois disse: orar pra quê? O pastor Joaozinho falou que estava dormindo e entrou um homem no quarto, quando lhe balançou pedindo que acordasse, pois iria dar vida para aquele que morreu. O profeta de Deus levantou as mãos para os céus e falou as palavras certas, no dia certo, na hora certa, nos minutos certos, nos segundos certos, e a criança voltou à vida por meio da fé e oração. E o impressionante, os pais do menino estavam de joelhos chorando e prestando gratidão por esse milagre. Isso aconteceu para a glória de Deus! É um fato muito interessante e é por esse motivo que é preciso acreditar a cada dia mais em Jesus Cristo, pois ele ainda é o mesmo. Após este fato milagroso, o pastor e os irmãos oraram agradecendo pelo dom da vida. Pediram que aquele ou aquela que possui uma doença que os médicos não puderam curar, seja apresentada por meio da oração, pois não existem dúvidas, ela tem o poder de cura. Tudo que apresentamos aqui é para a glória de Deus, pois ele é digno de louvor e adoração, aleluias!
O preletor, pastor Gileade Viana, antes da despedida convidou aquele que ainda não entrou no barco para ser salvo por Jesus Cristo, que venha até a frente, pois o Senhor quer fazer um milagre na vida dessa pessoa. Neste dia almas foram ganhas para Jesus Cristo, glória a Deus!                      
Quando o pastor deixou sua oportunidade, entrou o presidente da Associação de Pastores, Francinaldo Vieira, parabenizando o trabalho do preletor Gileade Viana, e em seguida, permitiu oportunidade à cantora, Noemi Nonato, que de tal sorte, disse: meus queridos, muito boa noite na paz do Senhor! Toda igreja disse glória a Deus! Ela comentou está satisfeita por estar novamente nesse lugar participando desta linda festa do povo de Deus, e feliz por ouvir a pregação do ministro de Deus, Gileade Viana; agradeceu a Deus por está fazendo parte deste evento; aos idealizadores, presbíteros, pastores, músicos, missionários, colaboradores, caravanas, escritores, fotógrafos, enfim. A cantora Noemi Nonato (Vereadora em São Paulo), falou que é difícil sair de Canto do Buriti, Piauí, pois está se sentindo em casa. Um povo lindo e acolhedor; fez referência ao gestor público municipal, Marcos Nunes Chaves, e afirmou que o povo evangélico é o povo que mais contribui com o governo na face dessa terra, pois nas festas de crentes não existem conflitos, contendas; todo mundo só dando glória e abençoando o povo e a cidade com o melhor que é a palavra de Deus. Apresentou sua irmã Eunice Nonato, e ressaltou que possui dez irmãos, que todos os irmãos são servos de Deus; depois começou cantar a música, “certo Galileu – o nome era Jesus de Nazaré”. Foi uma grande benção!


 Fonte: Gota Mágica

Nenhum comentário:

Postar um comentário