sexta-feira, 3 de março de 2017

Colação de grau dos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Filosofia – Universidade Federal do Piauí - UFPI [ 03/03/2017 ]



No terceiro dia do mês de março de dois mil e dezessete, por volta das sete horas e trinta minutos, os estudantes do curso de Licenciatura Plena em Filosofia, do Centro de Educação Aberta e a Distancia – CEAD, Universidade Federal do Piauí – UFPI, na qual faz parceria com a Universidade Aberta do Piauí – UAPI, Universidade Aberta do Brasil – UAB, Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, e ainda, pelo Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto (antiga Unidade Escolar Maria Chaves, esta seria demolida no ano de 2003, para construção de uma quadra de esportes no local), modalidade semipresencial, Ensino a Distancia – E a D, colaram grau, juntamente com as turmas de Ciências Biológicas e Matemática, na Quadra de Esportes Maria Chaves (rua José Bonifácio, centro de Canto do Buriti – PI).
Não podemos deixar registrar neste, que a turma de licenciatura em filosofia ofertada por meio de vestibular para o polo de Canto do Buriti, Piauí, deu-se início no ano de 2012 e término no ano de 2016, graças ao apoio do ex-presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. No mais, o polo, recebeu estudantes das cidades de Floriano, Itaueira, Rio Grande do Piauí, Pajeu do Piauí, Flores do Piauí, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Eliseu Martins, Colônia do Gurgueia, Alvorada do Gurgueia, entre outras. Contudo, os licenciandos estudaram de forma semipresencial, ou seja, por meio das plataformas disponibilizadas na internet, dentre elas, MOODLE e SIGAA, participando de fóruns, chats, videoconferências, teleconferências, atividades e provas. Nesta modalidade, os estudantes escolheram os horários e o local para ler seus materiais, logo, para tirar as dúvidas, eles interagiram por meio de tutores qualificados na área de atuação.       
Por conseguinte, a colação de grau contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimateia Dantas Lopes; do diretor do Centro de Educação Aberta e a Distancia (CEAD/UFPI), professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes; coordenadora do curso de filosofia, professora Drª. Elnora Maria Gondim Machado; do coordenador do polo de apoio semipresencial, professor Esp. Paulo Henrique Chaves Fontenele; do paraninfo, professor. Mestre Alan Bacelar; da patronesse, Regiane Machado Sousa Chaves (esposa do prefeito, Marcos Nunes Chaves); patronos: Cleyvalder dos Santos Arrais, Havana Freitas Antunes, Marcus Fellipe Nunes Alves (vice-prefeito de Canto do Buriti), Adriana Nunes Chaves (secretária de assistência social), enfim.
Registramos neste documentário de forma especial, a presença dos licenciados, dos padrinhos, das madrinhas, convidados, músicos, as famílias, professores, tutores (Benedito Sullivam Lopes, João de Deus Sousa, Joanilde Ribeiro de Santana e Bianca da Silva Gomes), escritores, religiosos, fotógrafos, blogueiros, designes, enfim.       
Para tanto, a colação de grau dos filósofos, matemáticos e biólogos, percorreu com o seguinte protocolo: 1- foi formada a mesa de honra no palco central da Quadra de Esportes Maria Chaves; os padrinhos e madrinhas foram convocados por ordem alfabética a irem até frente da mesa de honra e depois se sentarem no lado esquerdo e o licenciando do lado direito das poltronas; 2- cantaram o Hino Nacional Brasileiro; o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distancia, Gildásio Guedes Fernandes, deu oportunidade para que os (as) oradores (as), paraninfos e juramentistas, fizessem seus discursos na tribuna.
Representando a turma de filosofia, a oradora, Emilene Jôice Santos Pereira, saudou as autoridades presentes da mesa de honra, e depois fez uma retrospectiva sobre os anos de 2012 – 2016 momentos vivenciados com seus colegas de turma, os desafios e superações. Jôice, disse: “muitos desistiram do curso, pois sabemos que não foi fácil, mas a fé renovou a esperança para chegarmos até aqui, e aqui nós estamos”.    
O paraninfo, Alan Bacelar, prestou homenagem aos concludentes e frisou de maneira especial, a importância do professor na área de filosofia. Ele citou alguns filósofos modernos que se destacaram no ramo educacional.
Os licenciandos escolheram para ser a juramentista, Lilian Kelle Vieira de Carvalho, na qual, pediu que a turma falassem em alta voz a seguinte mensagem: "Prometo, no exercício da minha profissão, permanecer fiel ao respeitar o pensamento dos outros, atento as novas reflexões, sempre preservando-as, e observando meus próprios pensamentos, norteados para o bem viver em uma sociedade digna e justa para todos. Assim prometo".
Após as outras turmas prestarem suas orações, homenagens e juramentos, o diretor já citado na inicial, declarou que a partir daquele momento as turmas estariam formadas. Por fim, fez uma reflexão a respeito dos três cursos. Falou sobre sua história de vida quando fazia doutorado no estado de São Paulo, por fim, contou um relato muito interessante sobre o barco, o advogado e a professora.   
Graduandos do curso de Licenciatura Plena em Filosofia: Antônio Gilson Pereira da Silva, Auristelia Batista Pimentel Valente, Beatriz Sousa Medeiros Gomes, Bruna Guarino Rodrigues, Carmem Borges Leal, Claudeon Mendes de Sousa, Emilene Jôice Santos Pereira, Érica Caísa Barbosa de Lisboa, Erisvaldo Laranjeira dos Santos, Gléia Lopes da Silva, Irineide de Oliveira Nunes Silva, Julia Moreira Paula do Vale, Lilian Kelle Vieira de Carvalho, Luis Andre Idalino da Silva, Lusiane Ferreira da Silva, Marinalva Alves dos Santos, Patrícia da Costa Campos Coelho, Raimunda Natália Dias Ribeiro, Roberto Barbosa de Sousa, Suzana Pereira de Lima, Valéria Pinheiro de Souza Rodrigues, Jean Cardosos, Raisa Marques e Fernanda Sousa.
Não podemos jamais deixar de agradecer aos nossos queridos professores e diretores das escolas locais: Unidade Escolar Beija Valente, Unidade Escolar Nonanto Valente, Unidade Escolar Antonino Freire, Unidade Escolar Cel. Agostinho Valente, que colaboraram nos estágios supervisionados, em especial, Everaldo Alves Queiroz, Joscileia Sobreira da Rocha, Joara Valente, Maria de Jesus Vieira Leite, Célia Barbosa Sobreira Amorim dos Santos, Valmor Pinheiro, Alex do Vale e José Francisco. Queremos agradecer também a presença dos nossos queridos parentes, amigos, colegas, conhecidos que se fizeram presentes na nossa festa.

Fonte: Os filósofos  

4 comentários:

  1. Como dito acima,muitos se colocaram nessa jornada,alguns desistiram,mas so os fortes conseguiram vencer essa jornada que nao e nada facil,mas com forca,perseveranca e determinacao conseguiram,e eu so posso parabenizar primeiramente voce,por essa conquista em sua vida e pelos demais tambem...a caminhada e longa,mas quando se acredita tudo e possivel. Parabens foi e vai continuar sendo um momento muito especial para voces,padrinhos(a),familia,amigos,conhecidos...todos sao vitoriosos,e se voce chegou ate aqui voce e forte e tem capacidade,essa e a primeira de muitas vitorias...Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Os Fortes Prevalece firmes e driblando os obstaculos,voce e um deles Forte e se considere um vencedor,pois e isso que voce e...um exemplo.parabens tambem pelo belo e incrivel trabalho que voce faz,e espetacular...muitos ainda se espelharam em voce.acredite e seja sempre um sonhador,pois so quem sonha realiza.

    ResponderExcluir
  3. Os Fortes Prevalece firmes e driblando os obstaculos,voce e um deles Forte e se considere um vencedor,pois e isso que voce e...um exemplo.parabens tambem pelo belo e incrivel trabalho que voce faz,e espetacular...muitos ainda se espelharam em voce.acredite e seja sempre um sonhador,pois so quem sonha realiza.

    ResponderExcluir