Os alunos do curso
de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí -
UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto
do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, realizaram no último
dia 18 de julho, uma pesquisa de campo no território urbano de Canto do
Buriti. Segundo o professor, a proposta
consiste o desenvolvimento dos alunos, a partir da observação e orientação, um
olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a
organização do território do município, cantoburitiense, destacando os fatores
responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os
principais equipamentos existentes e se essa existência provocou maior ou menor
valorização do espaço.
Antes da
pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação
para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da
disciplina de metodologia do ensino de geografia, tais como: Leituras e
socialização de textos, mecanismos de orientação e localização, resolução de
folhas tarefas, Fundamentação teórica a cerca da pesquisa de campo. “É
importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de geografia é
de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso,
permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os
limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação
permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem.
Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino
de geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h/aulas e
de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.
No ementário da
disciplina contemplaram-se temas importantes para o curso, tais como: Análise
dos procedimentos didáticos predominantes na prática pedagógica do professor de
geografia, utilização dos procedimentos, recursos e técnicas disponíveis, análise
do livro didático de geografia e construção de recursos e procedimentos
alternativos para a prática da geografia escolar.
Fonte:
Elias
Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
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