segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pesquisa de campo [ Estudantes de Geografia da UESPI ]



Os alunos do curso de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí - UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, realizaram no último dia 18 de julho, uma pesquisa de campo no território urbano de Canto do Buriti.  Segundo o professor, a proposta consiste o desenvolvimento dos alunos, a partir da observação e orientação, um olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a organização do território do município, cantoburitiense, destacando os fatores responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os principais equipamentos existentes e se essa existência provocou maior ou menor valorização do espaço.
Antes da pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da disciplina de metodologia do ensino de geografia, tais como: Leituras e socialização de textos, mecanismos de orientação e localização, resolução de folhas tarefas, Fundamentação teórica a cerca da pesquisa de campo. “É importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de geografia é de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso, permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem. Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino de geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h/aulas e de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.
No ementário da disciplina contemplaram-se temas importantes para o curso, tais como: Análise dos procedimentos didáticos predominantes na prática pedagógica do professor de geografia, utilização dos procedimentos, recursos e técnicas disponíveis, análise do livro didático de geografia e construção de recursos e procedimentos alternativos para a prática da geografia escolar.

Fonte: Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM

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